Medicina Intergrativa
Medicina Integrativa
3 de agosto de 2017
Clipping
6 de agosto de 2017

Balão Gastrico – Saiba mais..

RESULTADOS ESPERADOS?
A colocação do Balão Intragástrico é eficiente para a perda e manutenção de peso, já que, ocupando um espaço no estômago, provoca uma sensação de saciedade precoce. Assim, a pessoa come bem menos e se sente satisfeita mais rapidamente.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS NECESSÁRIOS?
É necessário que haja um acompanhamento multidisciplinar do paciente que passou pela colocação de Balão Intragástrico. A equipe médica é que determinará a frequência desse acompanhamento.

Além disso, é necessário controlar a acidez do estômago durante o tratamento, com medicação específica indicada pelo médico que acompanha o tratamento

O programa de emagrecimento tem como princípio a inserção de um dispositivo de silicone no estômago, que possibilita ao paciente perder peso de forma gradual, seguindo quatro passos: a colocação do Balão Intragástrico (muitos confundem com cirurgia do balão), uma alimentação balanceada, a prática de atividade física regular e o acompanhamento psicológico.

Esse acompanhamento multidisciplinar é imprescindível e o sucesso do tratamento depende da adesão do paciente à mudança de hábitos de vida.

O BALÃO INTRAGÁSTRICO
O primeiro pilar do Sistema de Emagrecimento é o dispositivo de silicone Balão Gástrico, ele é a base do tratamento e o pontapé inicial para a sua mudança de vida. O Balão Intragástrico é um dispositivo de silicone inserido no estômago por endoscopia (não é uma cirurgia bariátrica) e preenchido com 400 a 700 ml de solução salina estéril e azul de metileno. Ele é um procedimento menos invasivo e não cirúrgico.

Desenvolvido para proporcionar uma sensação de saciedade precoce, o uso do Balão Intragástrico reduz a ingestão de alimentos e facilita a mudança de hábitos e estilo de vida em seis meses, período máximo de permanência do dispositivo no estômago. É a única marca no mercado brasileiro aprovada para pacientes com IMC a partir de 27 kg/m2, ou seja, para pacientes com sobrepeso. Associado à uma alimentação balanceada, práticas esportivas e apoio psicológico, o Balão Gástrico é um eficiente aliado na prevenção da obesidade e para emagrecer sem cirurgia.

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL
O nutricionista é parte da receita para um bom resultado. Além de proporcionar mais qualidade em suas refeições equilibrando e controlando a ingestão dos alimentos durante cada refeição, o acompanhamento do nutricionista ajuda os pacientes a desenvolver bons hábitos, que serão chave para manter o peso após a retirada do Balão. Ele é também fundamental para diagnosticar fatores e antecedentes genéticos que podem levar ao sobrepeso, consequentemente à obesidade.

EXERCÍCIOS FÍSICOS MODERADOS
O componente do exercício físico é inestimável. Mais motivação e qualidade de vida no seu dia a dia, com indicação dos exercícios físicos adequados à sua estrutura corporal e a sua condição de saúde (caso haja alguma comorbidade), poderá potencializar e produzir resultados através da otimização dos gastos calóricos, além de orientações sobre postura e alongamentos ideais para você, proporcionando em uma perda de peso mais saudável. Quando combinado com outras mudanças no estilo de vida, o exercício é importante para a redução geral do peso corporal e da manutenção subsequente da perda de peso após a remoção do Balão Gástrico.

ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO
O sobrepeso pode favorecer o surgimento de sintomas prejudiciais ao seu emagrecimento, como ansiedade, transtornos alimentares e até mesmo depressão. Somente o acompanhamento psicológico capacitado diagnostica estes problemas em graus variados de intensidade, tratando-os com seriedade e aumentando as suas perspectivas de sucesso no tratamento.

É essencial que antes de iniciar qualquer terapia de perda de peso, o paciente realize um profundo trabalho de mudança comportamental para se preparar para uma mudança na alimentação posterior a estes procedimentos e manter toda a programação necessária para a manutenção do peso perdido.

O psicólogo é uma parte importante e a avaliação pré-procedimento é imprescindível, irá contribuir para o sucesso do tratamento.

Calcule seu IMC


Peso (em Kg) Altura (em Cm)
IMC
Avaliacao do IMC


Dra. Elaine Moreira no Bem Estar da Rede Globo


Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico Balão Gastrico